Nos últimos meses, um dos principais assuntos discutidos acerca da energia elétrica – e que tem pesado no bolso tanto de consumidores residenciais ou como corporativos – foi a chamada bandeira tarifária de escassez hídrica. Ela foi anunciada pela Aneel no final de 2021, mas teve reflexos até o início de 2022.
Como o nome já deixa indicado, ela foi acionada pela falta de chuvas nas bacias hídricas onde estão instaladas as principais usinas hidroelétricas do Brasil. Desta forma, para suprir uma demanda já historicamente elevada para o período de maior calor, onde muitas pessoas buscam em condicionadores de ar uma forma de fugir desta situação, se fez necessário reativar ou mesmo aumentar a produção de energia em usinas termoelétricas, cujo custo de funcionamento é maior.
Assim, o cliente do mercado cativo, que utiliza energia direta da distribuidora, acaba pagando mais caro pela fatura em um momento em que há mais consumo. O valor adicional por 100 kWh gerado é de R$ 14,20, o que representa um aumento de cerca de 49% se comparado com a bandeira vermelha patamar 2, a mais alta utilizada até então, que possui um custo adicional de R$ 9,49 para cada 100 kWh. Mas o que a energia solar tem a ver com esta situação?
- A bandeira de escassez hídrica e a energia solar
A aplicação desta bandeira faz com que a energia solar se torne mais e mais vantajosa para todos os tipos de consumidores. Afinal, ao deixar o sol gerar a sua energia ou mesmo vendê-la para a distribuidora, os kWh produzidos estão mais baratos que os entregues e cobrados pela concessionária com custo adicional da bandeira.
Além disso, a energia solar se torna atrativa também para quem está pensando em investir neste tipo de energia limpa. Mesmo que a bandeira de escassez hídrica tenha sido utilizada pela primeira vez na história, ela também nos traz um indicativo que pode seguir sendo acionada pela Aneel.
Desta forma, este momento é propício para incentivar empresas, empreendimentos ou mesmo residências a aderirem a esta forma de geração de energia limpa através de painéis fotovoltaicos. E a Energias da Natureza está do seu lado ao oferecer solução através de projetos assertivos conforme a sua necessidade atual ou previsão de ampliação de consumo.
Entre em contato e comece a economizar com a energia que o sol gera para você.