X

Conheça as Instalações de Painéis Solares Flutuantes

Na enorme maioria das vezes, quando pensamos em instalação de painéis fotovoltaicos, já imaginamos eles em telhados de imóveis, na cobertura de vagas de garagem ou mesmo em um terreno. Entretanto, assim como a tecnologia vem avançando cada dia mais, inovações surgem e trazem consigo a possibilidade de colocação de um sistema fotovoltaico em locais até então não pensados. Um destes exemplos é a instalação de painéis solares flutuantes.

Mas como esta estrutura funciona e como ela consegue se conectar com a rede de distribuição de energia? Entenda mais sobre a interessante alternativa de instalar placas fotovoltaicas sobre a água.

Estrutura flutuante

Apesar de inovador, esta modalidade ainda é pouco explorada no Brasil, pois um dos principais benefícios está em encontrar um espaço apto para receber um sistema fotovoltaico mesmo em locais onde a terra é um recurso escasso ou de alto valor.

Justamente por isso, uma das principais instalações de painéis solares flutuantes está localizada em Alqueva, em Portugal, próximo da histórica cidade de Évora. 

A usina foi inaugurada em julho de 2022 e conta com cerca de 12 mil módulos fotovoltaicos. Trata-se da maior instalação de painéis solares flutuantes em barragem da Europa. No Brasil, a maior é a usina do reservatório de Sobradinho, na Bahia, localizada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. 

Basicamente, estas placas são montadas em estruturas metálicas colocadas em espécies de balsas que flutuam em rios, lagos ou lagoas, sejam elas de água doce ou salgada. Para evitar um colapso da estrutura pelo movimento exagerado das ondas, estas estruturas são ancoradas próximas da costa, ajustando sua posição conforme a maior incidência de raios solares no local.

Vale destacar que, por se tratar de um reservatório de água a céu aberto, não existem obstáculos que influenciem na luz natural sobre as placas. Desta forma, as instalações de painéis solares flutuantes geram uma potência maior de energia do que outros locais com sombra, por exemplo.

Conexão com a rede distribuidora

Em grande parte das estruturas existentes, cabos subaquáticos transportam a energia gerada até um inversor instalado na costa, que converterá a corrente contínua em corrente alternada, injetando diretamente na linha de distribuição. Desta forma, a geração de energia solar se coloca como muito similar ao utilizado em telhados e terrenos. O principal diferencial está em utilizar de áreas até então ociosas para realizar a geração.

A Energias da Natureza é referência em desenvolvimento de projetos de energia solar no Vale do Sinos e Encosta da Serra. Siga acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para conhecer mais sobre este vasto segmento. Entre em contato e faça um orçamento gratuito.

Suporte: