X

Entenda como é possível vender energia para empresas no Mercado Livre

Quando falamos que a energia solar oferece a solução completa para consumidores residenciais e corporativos de diversos segmentos, desde mercados, lojas, serviços até grandes indústrias e instituições, significa que este tipo de investimento vai muito além da economia. O mercado atual de energias limpas e renováveis oferece uma grande variedade de possibilidades de negócios a serem feitos, o que permite a geração de lucro através de painéis fotovoltaicos.

Uma das principais oportunidades está em comercializar diretamente a energia gerada pelo seu sistema instalado através do Mercado Livre de Energia. Desta forma, você consegue negociar e vender diretamente os kWh produzidos com empresas e indústrias. Estas, em sua grande maioria, necessitam de certificações de uso de energia limpa e renováveis para angariar licenças, selos, certificados e muito mais, se colocando como empreendimentos que realizam atividades e processos operacionais com base na sustentabilidade.

A venda ocorre através do Ambiente de Contratação Livre (ACL) e, em 2021, 50% da energia renovável produzida no Brasil foi comercializada por este canal, o que representou um crescimento de 30% se comparado com o ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). A grande maioria, 85%, foram adquiridas por indústrias, o que indica uma grande pretensão por parte do chamado setor secundário por este tipo de negócio.

  • Como funciona a venda de energia pelo Mercado Livre de Energia

Inicialmente, é fundamental destacar que o mercado de energia no Brasil está regulamentado em consumidores livres, que podem comprar energia diretamente dos geradores, e consumidores cativos, que adquirem através de concessionárias de distribuição.

Desta forma, fazer parte do ACL representa uma economia maior à empresa compradora, por adquirir a sua energia diretamente com um gerador, além de descontos na tarifa de uso do sistema de distribuição, que varia de acordo com o tipo de energia renovável contratada.

Quem vende também terá oportunidades de negociar sua energia gerada por valores mais rentáveis do que o crédito que receberia se “vendesse” para a rede distribuidora. Assim, trata-se de uma negociação mais independente, que estimula a livre concorrência, com ótimo custo-benefício para ambas as partes.

Para obter permissão de vender sua energia gerada no ACL é preciso ser autoprodutor ou gerador a partir de usinas solares com demanda de 500 kW a 3 MW, além de tornar-se sócio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A energia solar é uma das formas de geração de energia limpa comercializada no Mercado Livre de Energia, sendo aceito também as energias eólicas, biomassa e oriundas de pequenas hidroelétricas.

Assim, a energia solar faz parte de um mercado lucrativo e com infinitas possibilidades de investimento e renda, seja através da comercialização daquilo que for produzido ou mesmo a troca por créditos com a concessionária. Independente da modalidade a ser escolhida, ela entrega a solução completa em economia para empresas de diversos segmentos e portes, além de residências e organizações.

A Energias da Natureza faz parte desta transformação, se colocando como parceira de quem deseja investir em sistemas de painéis fotovoltaicos e deixar o sol gerar economia para a sua vida. Entre em contato conosco e mande sua fatura para realizar uma simulação gratuita de estimativa de produção de energia!

Suporte: