abr 10
energia solar paineis solares

Entenda as diferenças da geração de energia on-grid, off-grid e híbrida

A utilização de projetos fotovoltaicos em empresas de todos os portes e segmentos é uma solução que muitos empreendedores encontram para reduzir custos fixos com consumo de energia, além de manter a operação em pleno funcionamento, independente do horário e adversidades. Somados, estes benefícios são fundamentais e geram a solução para aumentar a rentabilidade destas empresas.

Entretanto, depois de definir pela utilização de um sistema de energia solar para o seu negócio, é importante também escolher pela forma de geração e distribuição mais assertiva e conveniente para a sua realidade. Atualmente, estão disponíveis três tipos de sistemas, mas apenas dois possuem homologação da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, para aplicação no Brasil.

  • As diferenças entre os sistemas on-grid, off-grid e híbrido

On-Grid:

Trata-se do sistema mais tradicional de energia solar, onde há a permissão de utilização da rede de distribuição pública. Nele, o cliente utiliza normalmente a energia proveniente da distribuidora, mas gera a própria, através de painéis fotovoltaicos instalados no telhado do estabelecimento. Toda a energia excedente produzida pelo sistema solar retorna em forma de créditos, que são abatidos diretamente na conta de consumo da distribuidora. Além disso, a Aneel permite ainda que outras unidades (imóveis residenciais ou corporativos) possam também obter desconto na fatura, desde que estejam dentro do raio de cobertura da rede e da distribuidora e tenham a mesma titularidade da conta.

Off-Grid:

Menos tradicional que o On-Grid, este sistema não possui conexão com a rede pública de distribuição de energia. Nele, toda a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos e não utilizadas instantaneamente são armazenados em baterias. Desta forma, mantêm-se o abastecimento mesmo durante a noite ou em momentos com baixa luminosidade, como dias nublados ou chuvosos. Vale destacar que se trata de um sistema completamente independente, que maximiza a economia, mas pode ser mais assertivo para lugares remotos, que não tenham acesso facilitado da rede de distribuição, como propriedades rurais.

Híbrido:

Este tipo de sistema possui características tantos do On-Grid como do Off-Grid, entretanto, ainda não há homologação por parte da Aneel para instalação no Brasil. Nele, o imóvel possui conexão com a rede de distribuição e ainda utiliza de baterias para armazenar a energia, maximizando a economia fornecida pela geração solar. Desta forma, mesmo que ocorram eventuais quedas de energia ou oscilações na distribuição, a empresa ainda possui energia armazenada para garantir o funcionamento pleno das operações produtivas.

A Energias da Natureza é referência no desenvolvimento e instalação de projetos de energia solar em empresas e residências. Além disso, possuímos profissionais capacitados para auxiliarem clientes a escolherem os sistemas mais assertivos e que melhor contemplem suas necessidades. Entre em contato e faça um orçamento gratuito!

Pular para o conteúdo