A busca por formas de geração de energias renováveis cresce a cada dia em função de pautas sustentáveis. Uma delas é a geração distribuída através de sistemas de placas fotovoltaicas, a chamada energia solar. E este segmento está atingindo marcas de expressão a nível nacional, se colocando como uma solução para consumidores residenciais e, principalmente, para empresas que buscam por uma forma de economia em gastos fixos, além de aliarem a sua marca com esta pauta de responsabilidade sustentável.
Entretanto, é fundamental entender como funciona o passo a passo e o processo de geração da energia solar através dos painéis fotovoltaicos. Aqui você pode conferir também a diferença entre a geração on-grid, que é a mais popular no Brasil, off-grid e a híbrida.
- Passo a passo da geração de energia
Em um primeiro momento, os módulos/painéis fotovoltaicos instalados no telhado do imóvel ou em áreas de um terreno captam os raios solares. Isto ocorre através da chamada colisão de fótons da luz solar com o silício, material utilizado para a produção das placas. Este elemento fica localizado dentro dos “quadrados azulados” dos painéis. Esta colisão química gera uma corrente elétrica contínua, que é a chamada energia solar fotovoltaica.
Mas não acaba aí o processo de geração. Esta corrente contínua ainda passa por uma etapa de conversão para corrente alternada, realizada por um equipamento chamado inversor. A corrente alternada é a forma de energia que utilizamos em nossa rotina em equipamentos em nossas casas, empresas, indústrias etc.
Após realizada a conversão, a energia sai do inversor e passa para o quadro de luz, sendo assim distribuída para a rede do imóvel. Como a geração desta energia ocorreu de forma gratuita, com seu próprio equipamento solar, não há custo para a sua utilização, reduzindo consideravelmente a sua conta de luz.
É importante ressaltar que a energia solar é gerada em momentos em que há incidência justamente do Sol. Considerando, por exemplo, as residências onde as famílias passam este período do dia longe de casa, praticamente não há uso desta energia imediatamente. Por isto, ela é injetada na rede pública da distribuidora, gerando créditos para o titular.
Por conta disto, o sistema de energia solar possui também um medidor bidirecional (relógio), para monitorar o quanto o imóvel utiliza de energia da rede e quanto injeta para a concessionária. Quando há uma geração maior que o consumo, ou seja, um excesso, ele se transforma nos créditos para que o titular possa utilizar para descontos futuros.
- Compensação em outras contas de energia
Os créditos também são muito utilizados para gerarem desconto em faturas de luz de outras unidades consumidoras, ou seja, de outros imóveis. Para que isto possa ocorrer, elas precisam estar dentro do raio de distribuição da mesma concessionária, além de pertencerem à mesma titularidade da unidade geradora da energia.
Assim, você pode gerar energia solar em sua empresa, resultando em economia para as contas fixas mensais, além de disponibilizar descontos na fatura de luz da sua própria casa. Desta forma, a energia fotovoltaica se coloca como solução completa para consumidores residenciais e corporativos, entregando economia, desenvolvimento e responsabilidade sustentável.
A Energias da Natureza é referência em projetos de sistemas solar no Vale do Sinos e Litoral Norte do RS, além de estados do Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Confie em nossa capacitação internacional e mais de 10 anos de experiência para gerar economia para a sua casa ou empresa. Entre em contato conosco e faça um orçamento gratuito!
Comments are closed.