fev 21
energias-da-natureza-descarbonizaçao-global

Como a energia solar auxilia na meta de descarbonização global?

A descarbonização é uma necessidade essencial para combater as consequências do aquecimento global. Nesse contexto, a energia solar surge como uma aliada promissora, prometendo um futuro em que a energia limpa é a norma e não a exceção. À medida que avançamos rumo a 2050, o papel da energia solar na redução das emissões de carbono é tanto promissor quanto essencial. Leia o artigo e explore conosco como a energia solar auxilia na meta de descarbonização global. 

Afinal, o que é Descarbonização? 

Descarbonização é o processo estratégico e intencional de reduzir e eventualmente eliminar a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, principalmente aquelas originadas pela queima de combustíveis fósseis em atividades industriais, geração de energia, e transporte. 

Além disso, este termo abraça uma mudança sistêmica que envolve a adoção de tecnologias de energia limpa, como a energia solar, práticas sustentáveis e políticas de eficiência energética. Por conseguinte, o objetivo é atenuar o aquecimento global e promover uma transição para uma economia de baixo carbono, alinhando as práticas humanas com os limites do nosso planeta e criando um futuro mais sustentável e habitável para as próximas gerações.

A Radiante Revolução Solar

Transformar a luz do sol em eletricidade não emite gases de efeito estufa, o que faz da energia solar um dos pilares da estratégia de descarbonização. Cada quilowatt-hora de energia solar produzido é um passo a mais em direção à nossa meta global de um mundo neutro em carbono.

Por exemplo, a mobilidade elétrica tem avançado a passos largos, graças, em parte, à energia solar. Além de reduzir emissões de CO2, veículos elétricos carregados com energia solar também reforçam a integração de tecnologias limpas em nosso cotidiano. Afinal, carros elétricos e painéis solares são a combinação perfeita para uma mobilidade sustentável.

A energia solar, contudo, não age sozinha. Ela faz parte de um conjunto de tecnologias renováveis que, juntas, formam uma frente unida contra o aquecimento global. Assim como, nenhum país pode alcançar a descarbonização isoladamente. A cooperação internacional é vital para compartilhar conhecimentos, tecnologias e recursos. Juntos, podemos acelerar a transição energética e fazer da descarbonização uma realidade global.

Um Futuro Banhado pelo Sol

Ao contemplar o horizonte, vemos um futuro banhado pela luz do sol – uma era de energia limpa e de compromisso com o planeta. Portanto, a descarbonização, com a energia solar como um de seus pilares, é um plano em ação firme. 

A Agência Internacional de Energia (IEA) reconhece o papel vital da energia solar na transição energética global. Em seus relatórios, a IEA destaca que a energia solar fotovoltaica é a fonte de eletricidade que mais cresce, com um aumento de 22% em novas instalações em 2019​​. 

Além disso, a IEA projeta que as energias renováveis, lideradas pela energia solar, devem atender a 80% do crescimento da demanda global por eletricidade até 2030, sob políticas atuais​​. Esse crescimento é apoiado por contínuas reduções de custos e avanços em tecnologias fotovoltaicas, tornando a energia solar uma escolha cada vez mais competitiva e sustentável

Energias da Natureza e Seu Compromisso

Investir em energia solar é investir em sustentabilidade e economia. A cada novo projeto solar, reduzimos a dependência de combustíveis fósseis e aproximamo-nos da meta de descarbonização. Esses investimentos fortalecem o mercado de trabalho, impulsionam a inovação e iluminam o caminho para um futuro mais verde.

Na Energias da Natureza, entendemos nosso papel nesse movimento global. Desenvolvemos e executamos projetos de energia solar que permitem uma significativa economia na conta de luz e também uma contribuição para a descarbonização. Pequenos e grandes projetos recebem nossa dedicação total, porque acreditamos que cada painel solar é um passo a mais rumo a um mundo sustentável. Entre em contato e venha conosco nesta revolução solar. 

Pular para o conteúdo